Mais de 6 mil eleitores inhambupenses deixaram de votar no 1° turno das eleições 2014, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia. O número corresponde a 24,60% dos eleitores que estavam aptos a votar no dia 5 de outubro. Essas pessoas que não foram às urnas precisam regularizar a situação no TRE ou justificar porque não votaram. Mas quem não votou no 1º turno e não regularizar a ausência antes do 2º turno pode votar normalmente.

Para justificar a ausência nas urnas, o eleitor tem 30 dias após as eleições (seja 1º ou 2º turnos) para procurar o cartório eleitoral a qual o título de eleitor está vinculado. Lá ele deve preencher um requerimento e entregar junto com a justificativa. Se caso o juiz aceitar a justificativa o eleitor não paga multa.

municipio de Inhambupe
Caso a ausência do eleitor não tenha uma justificativa - trabalho, doença etc - o eleitor pode regularizar a situação em qualquer época e paga uma multa de R$ 3,50. O eleitor que não regularizar o título não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência.

Caso não vote em três eleições consecutivas, o eleitor terá o título cancelado. As pessoas podem procurar o cartório eleitoral para justificar a ausência.

Ainda no município de Inhambupe foram 1781 votos em brancos e 993 votos nulos para Deputado Federa. Para Deputado Estadual foram 1348 votos em brancos e 837 votos nulos. Em Inhambupe totalizou-se um eleitorado de 24.998, mas apenas 18.840 (75,40%), compareceram as urnas.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem